domingo, 21 de setembro de 2014

Resenha do livro “O Vendedor de Sonhos”, de Augusto Cury

Mais um livro do psiquiatra, psicoterapeuta, médico e escritor Augusto Cury, que tive o privilégio de ler.  O Vendedor de Sonhos é o quarto livro de ficção do autor e o vigésimo segundo de suas obras. O livro disserta uma história incrível, emocionante, instigante e bastante reflexiva de um vendedor – isso mesmo, um vendedor. Mas, não estou falando de um simples vendedor que vende suas mercadorias para sobreviver e sustentar sua família, estou simplesmente falando de um homem que vendia sonhos, como o próprio título já diz: “O Vendedor de Sonhos”. Mas como se vende sonhos? E sonhos podem ser comprados? Eu posso comprar meus sonhos ou alguém pode me vender um? São perguntas que fazemos quando observamos esse título, mas se só apenas nos perguntarmos jamais teremos as respostas. E o que faço para ter as respostas? A única alternativa é mergulhar nas páginas do livro e descobrir os segredos do misterioso Vendedor de Sonhos...

Augusto Cury diz:

“- Sonho que este livro possa ser lido não apenas pelos adultos, mas também pelos jovens, pois penso que muitos deles estão se tornando servos possessivos do sistema social. Não são arrebatados pelos sonhos e pelas aventuras. Tornaram-se, apesar das exceções, consumidores de produtos e serviços e não de ideias. Entretanto, consciente ou inconscientemente, todos querem uma vida regada a emoções borbulhantes, até bebês quando se arriscam a sair do berço. Mas onde encontrá-las em abundância? Em que espaço da sociedade tais emoções se encontram? Alguns pagam muito dinheiro para consegui-las, mas vivem angustiados. Outros se desesperam em busca da ama e reputação, mas morrem entediados.  (...) Na contramão da massacrante rotina social estão os personagens deste romance. Eles viverão altas doses de adrenalinas diariamente. Entretanto, o “negócio” de vender sonhos tem um alto preço. Por isso, riscos e vendavais os acompanharão. “

COMO CHEGUEI A ESTE LIVRO:

Certo dia estava eu lendo o livro “O Semeador de Ideias”, também do autor Augusto Cury, quando nas últimas páginas encontrei o primeiro capítulo desde livro “O Vendedor de Sonhos”, na verdade tem o primeiro capítulo do livro 1 (O Chamado) e do livro 2 (A Revolta dos Anonimatos), mas confesso que o primeiro livro me despertou uma maior curiosidade. Então fiquei desde então querendo ler o referido livro, porém não conhecia alguém que o tinha e nem o encontrei para comprar, exceto na internet. Porém, há alguns meses encontrei o livro 1 e o 2, mas só tinha dinheiro para comprar um dos dois “rsrsrs”, pois então, comprei o que mais eu tinha vontade de lê (O Vendedor de sonhos – O CHAMADO)... Comecei a incrível leitura...

O QUE O LIVRO RELATA?

A história de um homem que vendo sonhos aos que, de alguma forma, deixaram de sonhar. Um senhor de meia idade, sem nenhum reconhecimento acadêmico. Não tem influência na sociedade. Não é rico e nem tampouco influente perante os grandes nomes de empresários.  Maltrapilho, não tem casa, não tem família, não tem carro, enfim – não tem “nada”.

Porém, este homem é dotado de uma ousadia sem precedente. Ele esconde muitos segredos. Nada, ninguém consegue controlar seus gestos e palavras, a não ser sua própria consciência. Aos poucos começa a trair pessoas e, dentre algumas delas, começam segui-lo como uma espécie de discípulo. Um grande intelectual que tenta tirar a própria vida começa a andar com o misterioso homem, intitulado como “Mestre”. Quer saber por que esse intelectual o segue? Leia o livro, está nas primeiras páginas, você vai gostar de ler essa parte. Depois do intelectual, um alcoólatra também o segue, um ladrão passa a segui-lo, um líder religioso. Enfim, muitas pessoas começam a seguir esse homem misterioso que sair por ai dizendo que o seu objetivo é vender sonhos. Começa a virar notícia nos jornais, nas revistas e todos da cidade passam a reconhecê-lo quando o veem passar pelas ruas. Um homem que transforma um velório em um ambiente de alegria e que faz de uma feira de tecnologia um ambiente de reflexão só pode ser um maluco, mas será que esse homem é maluco mesmo? Ou será que ele é apenas um “mala” querendo se sair bem na "fita"?


Um livro recheado de aventuras e surpresas – alegrias e frustrações – medo e coragem – inteligência e sabedoria – aplausos e críticas – superação e lágrimas. Um livro simplesmente espetacular. Recomendo para aqueles que gostam de viajar por uma boa leitura. Se for ler, que leia com atenção e tente viver a história, só assim você compreenderá a verdadeira mensagem que o livro quis passar.

2 comentários: