quarta-feira, 19 de março de 2014

O mais importante é o AMOR!



Se eu tivesse o dom de falar em outras línguas

Sem tê-las aprendido,

E se pudesse falar em qualquer idioma

Que há na terra e até no céu,
Mas, não tivesse amor, as minhas palavras,
Seriam como o barulho de um gongo
Ou o som de um sino
Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus,
Ter todo o conhecimento,
Entender todos os segredos e ter tanta fé,
A ponto de tirar as montanhas de seus lugares,
Mas, se não tivesse amor, eu não seria nada
Se eu desse aos pobres tudo o que tenho
E até entregasse o meu corpo para ser queimado,
Mas, não tivesse amor, isso não teria valor algum
O amor é muito paciente e bondoso
O amor não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso
Não é arrogante, nem egoísta
Não se irrita, nem fica magoado
O amor não se alegra com a injustiça
Mas fica feliz com a verdade
Ele nunca desanima e suporta tudo
Com fé, esperança e paciência
O AMOR É ETERNO...

Há mensagens espirituais, mas durarão pouco
Existem dons de falar em línguas estranhas,
Mas acabarão logo
Há conhecimento, mas terminará também
Pois os nossos dons de conhecimento
E as nossas mensagens espirituais
Existem somente em parte
Mas, quando vier o que é perfeito,
Então o que existe em parte será extinto
Quando eu era menino, a minha maneira de falar,
De sentir e de pensar, era de menino
Agora que já sou homem,
Não tenho mais essas coisas de menino
O que agora só podemos ver e compreender
Um pouquinho de Deus
Como se estivéssemos observando seu reflexo
Num espelho muito ruim
Mas chegará o dia
Quando o veremos integralmente face a face...

Tudo o quanto sei agora é obscuro e confuso
Mas depois verei tudo com clareza
Tão claramente
Como Deus esta vendo agora mesmo,
O interior do meu coração
Agora pois permanecem três coisas:
A fé, a esperança e o amor
Porém a maior delas é o amor!






-Cid Moreira 

terça-feira, 18 de março de 2014

A vida é hoje

Pouco me importa os conceitos de viver, reviver, renascer... a vida não muda! Uma ou outra vez ouço de determinadas pessoas, reclamações sobre a complexidade da condição que está a viver.

Mas uma pausa para uma reflexão. E... - Voilà! - Chegamos a conclusão que a vida é hoje! Não há essa balela de, amanhã ou depois, eu vou viver outra vida. Cada estágio de sua jornada de amanhã se trata das consequências de seu hoje.

- Até mesmo ganhar na loteria é impossível se não fizer uma aposta hoje. Concorda?

Então, você quer viver outra vida? Sugiro, então, que ignore tudo o que aprendeu, todas as suas experiências, desde aquela mais inocente da infância às mais frustrantes da adolescência; pressione 'delete' e apague-as da sua memória e tente recomeçar. É claro, se para você isso valer a pena.

Recomendo ao invés de almejar outras vidas, que tentemos projetar nosso hoje para colher os frutos no amanhã, que mudemos os nossos piores hábitos para que não se tornem vícios, que cessemos nossas inimizades para que não se tornem inimigos, que busquemos aniquilar nossas dúvidas para que não se tornem incertezas; pois quem semeia o ódio não pode colher amor.

- A vida - Esta não muda! Apenas responde às nossas escolhas. 



- Joab Freire

sexta-feira, 14 de março de 2014

Meus minutos em pensamento



Hoje fiquei um bom tempo olhando a água que caía suavemente lá fora. O céu negro mostrava a tempestade que estava por vir. O sol não iria aparecer. O dia seria frio; nada iria me aquecer.

Eu, parado, sozinho no meio da multidão, amparado pelo pensamento das coisas extraordinárias da vida. O mundo lá fora me esperava, mas chovia muito. E eu, decidi não arriscar, apenas contemplar.

No frio da tempestade, muitos pensamentos brotavam, e meus olhos, apenas ficavam observando a chuva, a água que molhava meu rosto e refletia na vidraça da janela. Sorrir faz bem à alma, isso é verdade. Mas quando a alma está inundada de decepções, um sorriso não se faz nos lábios de um ser que apenas contempla a chuva e deixa a água percorrer sobre seu rosto.

A vida passa todos os dias em anos luz, e nem paramos para analisar. Estou velho; estou cansado; estou exausto; não quero mais; não posso mais. Vou sair da casa de campo e tentar contemplar a chuva da janela do meu apartamento, pelo menos posso vê-la molhar a terra sem que a água percorra sobre o meu rosto. Então, por fim, nasce o sol e o sorriso que ilumina o meu dia.


-Adriano Santos

quarta-feira, 5 de março de 2014

Cinco por cento - Para Refletir

Leiam o texto e se perguntem em que parte dessa porcentagem você está.
Se porventura você não se enquadrar nos 5%, corra atrás, pois ainda tem tempo.
******************

********************
Tínhamos uma aula de Fisiologia na escola de medicina logo após a semana da Pátria. 
Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral. 
Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que iria ter trabalho para conseguir silêncio. 
Com grande dose de paciência tentou começar a aula, mas você acha que minha turma correspondeu? 
Que nada. Com certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio educadamente. 
Não adiantou, ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa. 
Foi aí que o velho professor perdeu a paciência e deu a maior bronca que eu já presenciei. 
"Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez", disse, levantando a voz e um silêncio carregado de culpa se instalou em toda a sala e o professor continuou. 
"Desde que comecei a lecionar isso já faz muito anos, descobri que nós professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. 

Em todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro; apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas." 

Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil. 
O interessante é que esta percentagem vale para todo o mundo. 
Se vocês prestarem atenção notarão que de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais. 
É uma pena muito grande não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo sabendo ter investido nos melhores. 
Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. 
Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. 
Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. “Obrigado pela atenção e vamos à aula de ". Nem preciso dizer o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso. 
Aliás, a bronca tocou fundo em todos nós, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas as aulas de Fisiologia durante todo o semestre; afinal quem gostaria de espontaneamente ser classificado como fazendo parte do resto? 
Hoje não me lembro muita coisa das aulas de Fisiologia, mas a bronca do professor eu nunca mais esqueci. 
Para mim, aquele professor foi um dos 5% que fizeram a diferença em minha vida. 
De fato, percebi que ele tinha razão e, desde então, tenho feito de tudo para ficar sempre no grupo dos 5%, mas, como ele disse, não há como saber se estamos indo bem ou não; só o tempo dirá a que grupo pertencemos. 
“Contudo, uma coisa é certa: se não tentarmos ser especiais em tudo que fazemos se não tentarmos fazer tudo o melhor possível, seguramente sobraremos na turma do resto.” 


Autor desconhecido

domingo, 2 de março de 2014

E assim, em um belo dia, tudo se acaba!


E amanhã tudo passa... Seu dinheiro acaba. O bonito fica feio; o rico fica pobre; o gordo fica magro; o claro fica escuro; a voz se cala; o som não toca... O seu favor será esquecido. A sua vida será julgada e você, nas palavras de muitos, não valerá nada.


Entenda uma coisa... Eu, você, nós... não somos nada! Absolutamente nada! 
Sabe por que? Porque simplesmente, em um belo dia de sol, com pássaros cantando, pessoas sorrindo; felizes e contentes, buscando sempre mais e fazendo planos para daqui a 10 anos... Em um dia como esse, onde tudo parece ser perfeito; A GENTE MORRE!


-Adriano Santos

O que aconteceu? O que está acontecendo?




Gostaria de compreender as mudanças que ocorreram. Penso e repenso todos os dias. Me questiono tentando encontrar uma resposta exata, uma razão. Aos poucos, tento encaixar nas histórias de alguns livros que li, nas letras de algumas músicas que cantei, ou, que ouvi. Calcular não consigo. Decifrar, também não! O que está acontecendo? O doce não tem mais o mesmo doce. A cor não tem mais a mesma cor. A música não soa mais a mesma melodia. Os risos não expressam mais a mesma felicidade. O que está acontecendo? O vento não sopra suave como outrora. A lua não é mais dos apaixonados. As notas musicais não tem mais os mesmos sons. As poesias não tem mais aquela intensidade. O que está acontecendo?

Me perco nas estradas do meu próprio pensamento. Vagando noturnamente, e o sol que queima, não mais me aquece. Cadê? Pra onde foi? O que aconteceu? Eu era poeta, não sou mais. Eu era escritor, não sou mais. Eu era um menino, não sou mais. Eu me sentia ébrio, não sinto mais. O que aconteceu? 

Por que as dezenas de livros que li não conseguiram me explicar? Me dar a devida resposta para a indagação que me atormenta. Por que os muitos filmes que assisti não me fizeram compreender a exatidão para esclarecer a questão que tanto me inquieta? Não! Tudo é perfeito, num mundo imperfeito de pessoas imperfeitas de respostas sem perfeições. O que aconteceu? O que está acontecendo? 


-Adriano Santos